domingo, 13 de abril de 2014

Domingo, Maredsous e Social Beers

Bom, não fui acampar porque a chuva nos alegrou com sua presença, e chegar por volta da meia noite, num Camping no alto da serra, com chuva, não era exatamente o fim de semana que eu havia mentalizado.
Domingão, essa chuvinha lá fora, meu café exalando aquele aroma de "passarei o dia inteiro na horizontal", pronto, clima perfeito para continuar a criação do blog.
Um tema bem interessante que gostaria de compartilhar com vocês, meus primeiros e antigos leitores, é um movimento que anda acontecendo no Brasil em relação ao mundo da cerveja. Um projeto sensacional, que envolve os admiradores da boa cerveja em toda a concepção da breja. O usuário (digo usuário porque o lance funciona como uma rede social) participa na escolha da arte do rótulo, a escolha do mestre cervejeiro, e participa comprando cotas da cerveja que foi eleita, antecipadamente. Simplificando, você pode comprar seis long neck's de 330ml antes da cerveja começar a ser produzida, gerando assim investimento para a produção. 
Peço aos leitores, principalmente os aventureiros em saborear inovações cervejeiras, que acessem o link do projeto para conhecer melhor. Eu vou apoiar a próxima cerveja. Vai vendo que loco. Um casal, ele designer, ela sommelier de cerveja, montaram um projeto chamado Kombreja, uma Kombi que vai rodar o país divulgando a cultura cervejeira, fazendo cerveja na kombi, nos lugares onde pararem, e divulgando as microcervejarias e cervejeiros caseiros. Pra isso eles precisam de um investimento, que será obtido através da próxima cerveja do Social Beers, a Kombreja.
Bom, só entrando no site para conhecer melhor:


Andei recebendo alguns elogios pela única primeira página do blog, fiquei contente ao saber que não perdi o hábito de escrever algo que consiga atingir de alguma forma vocês, meus leitores (adoro saber que tenho leitores). Trabalho hoje como vendedor de bebidas, minha especialidade são as cervejas. Nenhuma especialidade em nível de sommelier, ou mestre cervejeiro, ainda não. Alguns cursos aqui, muitas leituras ali, e degustações em todos esses lugares, como são agradáveis essas degustações.
Fico lisonjeado ao mencionar meu trabalho alguém, e receber em troca aquela reação de: "Noooossa, que legal, você trabalha com cervejas?!". Sim, eu trabalho com cervejas... Acho que todo mundo deve descobrir essa sensação, ter um prazer de verdade com o que se trabalha. Tenho tanto prazer que sorvo o objeto do meu trabalho com um quase erotismo, tal a reverência que tem meu ser e meu paladar a bebida tão completa.
E falando em sensações paladarísticas (sim, eu invento palavras também, tenho licença poética), como uma das intenções deste blog, vamos falar de Maredsous Brune. 
Li num livro uma definição hilária de Maredsous: "A prima esquecida de Duvel"
Não meus amigos, não imaginem uma pós adolescente feia numa camisola bege com cara de quem dorme a vida inteira. Maredsous, no caso a referida Maredsous Brune, é uma cerveja trapista, dubbel, produzida pela cervejaria Duvel Moorgat. Ao ler sobre o fato, o escritor relatava uma certa tristeza por uma cerveja de tal qualidade ser a "esquecida". Ao degustar tamanha riquesa de sabor, pareço ter sentido o cheiro dos porões dos mosteiros belgas do século retrasado, apesar de acreditar que elas não fossem produzidas em porões. Acredito que por ser a "esquecida" (continuo com a imagem da moça feia de camisola bege), ela tenha conservado a originalidade do trapismo, ou algo perto disso, garantindo a nós, humildes degustadores, essa experiência sensorial, além de suas características mais reais (longe da viagem paladarística que vos relato)

Vamos lá, ficha técnica produção:

  • Cervejaria: Brouwerij Moorgat
  • Grupo: Duvel-Moorgat
  • Estilo: Belgian Dark Strong Ale
  • Álcool (%): 8%ABV
  • Temperatura: 13-15ºC
  • Copo ideal: Taça
Cerveja escura, algo entre o rubi e o âmbar escuro. Uma turbidez opaca bem visível, com espuma intensa não tão duradoura. As notas do café são as primeiras a dançar no paladar indicando forte presença dos maltes tostados, uma forte lembrança de frutas secas também aparecem por ali. O álcool se faz bem notável, porém em perfeita harmonia com a explosão de sabores. 
Concluindo, uma puta cervejona, forte, intensa, do jeito que o Mau gosta.

E claro, lembrando que tudo isso é o meu trabalho e isso não passa de um home work.

]



Bom, com isso posso terminar de curtir o domingo, um abraços a todos, se puderem, degustem Maredsous Brune, e deixem seus comentários, vamos compartilhar os bons prazeres da vida.
Fermentem-se por aí!!!

2 comentários:

  1. Oii, Mau!! Aqui é a Karla da Kombreja!
    Excelente trabalho e ótimo blog. Adoramos!
    Procura a nossa página e entre em contato conosco,
    queremos lhe agradecer por ter escrito sobre nós e queremos lhe dar uma lembrança!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te contactei... me escreve pelo mail, ou por aqui, vamos trocar conhecimentos kombre-fermentados!!!! kkkk... Gde abraços, sucesso pra vocês!!!

      Excluir