quinta-feira, 10 de abril de 2014

Saudações Fermentadas!!!

Tudo começa na adolescência essa coisa de experimentar bebidas alcoólicas. No meu caso, a identificação com a cerveja foi imediata, coisas dos 16 e poucos.
Nesta época, na década de noventa, as regras do marketing sobre bebidas alcoólicas e cigarros ainda não existiam (e hoje também não existe tanto assim), e fomos, todos brasileiros, educados a saber que cervejas boas eram as que "semi congelavam" e fossem ingeridas em grandes quantidades. Enfim, negligência de histórias, sabores e ingredientes à parte, a cerveja fez parte de muitos churrascos, muitos encontros, e, na solidão dos balcões que por aí estive, foi através da qual muitas amizades nasceram, se foram, ou apenas existiram ali, por um dia.
Mais tarde, após um tempo de estudos hoteleiros, trabalhando nesta área também, me aventurava na leitura sobre os vinhos. Nada demais, nada que não passasse de hobby. Senti despertando por essa época, uma curiosidade que extrapolava apenas o saborear. O encanto por frutas fermentando e o papel do homem nessa intervenção era nítido. Mas não se passou muito disso, logo depois comecei ter outros focos, e o vinho ficou essa coisa legal da qual entendia pouco. Hoje tenho algumas pessoas que me ensinaram coisas fantásticas sobre o primo fermentado, mas esse é um assunto que requer seu próprio "post".
E num determinado domingo de setembro, fui convidado a conhecer um "deveras simpático" bar na Freguesia do Ó, em Sampa, capital. Como ainda estou analisando essa questão dos direitos autorais e tal, não mencionarei por hora o nome do estabelecimento... (ESTE ESPAÇO ESTÁ RESERVADO PARA PROPAGANDAS). Chegando no labirinto dos prazeres fermentados, com sua Carta de Cerveja com mais de 350 rótulos (informação em análise, podendo ser alterada até o final da tarde), foi pedido ao gentil e grande conhecedor da arte à qual ele servia, o garçom, um singelo balde de Delirium Tremens 750ml, e pronto, dava-se início ao que eu chamaria de sede de conhecimento cervejeiro. "Isso é uma cerveja? Existem outras assim?"... Mais tarde tudo começou a desencadear num processo empírico de conhecimento, me trazendo à este mundo fantástico, místico, com seus glamoures e suas decadências, que o mundo das bebidas alcoólicas proporcionam à sociedade.
Vale a pena destacar que este blog é de natureza desinteressada, lógico que rola umas pesquisas, e os assuntos terão seu devido respeito ao serem tratados. Mas ressalto que por enquanto não sou nenhum especialista em assuntos voltados à bebidas... sou sim um interessado cervejeiro com algum conhecimento, um blogueiro sempre em formação (informação), e pretendo criar um bom espaço para conversas, aprendizados, curiosidades, contatos, enfim, todas essas coisinhas boas possíveis de serem desencadeadas quando se brinca de divulgar e agregar conhecimentos!!!!

Sejam Bem vindos, e saudações fermentadas!!

Mau Soave

3 comentários: