domingo, 27 de abril de 2014

CEVADA

Bom dia de domingo caros leitores. Como hão de perceber, costumo escrever aos domingos, haja visto minha falta de tempo, mas é com grande prazer que volto sempre a lhes escrever (prazer mesmo, pois estou nessa postagem desde as 8h da manhã DE UM DOMINGO).
Enfim, insonias matinais à parte, vamos ao que interessa: CEVADA.

Pesquisas apontam que o cultivo da cevada remonta de 6000 a 7000 a.C, na região do mar da Galiléia. Talvez pela localização alguns "pensadores" do mundo cervejeiros acreditam que Cristo possa ter realizado a multiplicação da cerveja, e não do vinho, uma vez que a uva não era tão cultivada nessa região, sendo uma bebida da nobreza. E claro, à sufocação histórica da cerveja, posteriormente, por ser uma bebida do povo, ao contrário do vinho, consumido pelo clero e pela nobreza... Coisas do pensamento elitista. (que fique claro, nada contra o vinho).
Uma informação intrigante, é que há indícios da produção de cerveja de cevada na Coréia entre 1500 e 850 a.C. Fica aquele balãozinho de questionamento na minha cabeça de gibi: POR QUE CARGAS D'AGUA NÃO SE CONSOMEM CERVEJA NESSES PAÍSES HOJE EM DIA??? Começo a desconfiar o porquê de tanta guerra por ali.
Outra informação que me causou risos, foi que a cerveja de cevada pode ter sido a primeira bebida desenvolvidas por humanos. Que bom que não foi por dragões de Komodo!!!! kkkkk
Enfim, fiquei surpreso ao saber que a cevada é a quinta maior colheita mundial, ou não tão surpreso assim, haja visto o alto consumo de cerveja e vodca que observo por aí. É uma grão que nasce em um tipo de espiga (não AMBEV, não quis dizer milho), levando de três a cinco dias para germinar.
Nosso Brasilzão, com seu clima atípico para esse cultivo produz apenas 30% do produto utilizado em sua indústria cervejeira, com sua plantação concentrada no Sul (claro, o Sul), mas também em Goiás, Minas e São Paulo. Mas importamos uma considerável quantidade dessa belezinha da Argentina e Uruguai ( e viva los hermanos).
Seu plantio aqui é ideal entre os meses de maio a junho, sendo a colheita realizada entre outubro e dezembro, portanto caniveiros, vamos plantar cevada???
Ouvi dizer que a torrefação do seu grão também da origem a uma bebida parecida com o café, mas com a vantagem de não ser tóxica por não conter cafeína. 
Portanto, cerveja, vodca e café. Bunitinha você também vira churrasco e/ou chocolate???
Bom, uma postagem rápida, sobre essa matéria irmã, porque prima seria distante demais, e se eu me demorar, começarei a discursar sobre termos técnicos chatos e enfadonhos, o que não é a proposta. Tentei encontrar algo que falasse sobre o plantio caseiro de cevada, mas ainda não encontrei, portanto, quem tiver informações sobre o assunto me avise, adoro plantar coisas em casa, menos jiló! Se bem que não devo ter atentado bem ao fato da cevada ser um cultivo de inverno, ou esqueci que moro em Piracicaba....
Enfim queridíssimos leitores, bom domingo, e boa cevada, na forma que melhor lhes convirem, café, cerveja ou vodca... sempre com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário